- What (o que fazer - um veículo artesanal, dois lugares, aberto, motor dianteiro XYZ e tração traseira)
- When (quando fazer - defina você: vou começar quando? semana que vem? mês que vem? e quando vou trabalhar? nos fins de semana? nas quintas à noite? nos dias primos que não tenha jogo do meu time?)
- Where (onde fazer - na garagem? na sala de estar? num cantinho da casa do avô?)
- Why (porque fazer - veja o post a respeito)
- Who (quem o fará - sozinho? com a ajuda de um serralheiro? contratar um engenheiro desempregado da ex-equipe Honda?)
- How (como fazer - vou comprar ou alugar as ferramentas? vou seguir o projeto "by the book" ou vou fazer algo diferente?)
- How much (quanto custará - vou comprar todas as peças novas ou usar o máximo de usados permitidos pela lei? vou pagar aluguel de oficina, ferramentas, mão de obra?)
Depois de responder estas perguntas, com toda a sinceridade, você vai fazer um contrato registrado em cartório com você mesmo, assumindo que assim será. Qualquer mudança nestas premissas, a partir de agora, terão um custo muito maior. Pode acontecer algum imprevisto - o seu avô vendeu aquela casa espaçosa e mudou para um apê e você ficou sem oficina, o engenheiro da Honda arranjou um bico na USF1 e te deixou na mão... Mas estes são fatores que estão além de seu controle, para os quais você deve bolar planos de contigência.
Como pode ver os ítens "quem" e "como" se misturam um pouco, pois, por exemplo, se você contratar um serralheiro, ele terá muitas das ferramentas, se você for fazer algo diferente, vai precisar do engenheiro da ex-Honda (se ele não for você).
No "quando" eu não arriscaria colocar uma data limite - vou terminar dia tal do mês tal do ano tal, a menos que você já tenha alguma experiência em projetos similares. Em tese você vai precisar de cerca de 500 horas de trabalho:
- Aquisição da matéria prima – 8 horas
- Desmontagem do doador – 16 horas
- Limpeza química das peças do doador utilizáveis – 8 horas (serviço externo)
- Pintura protetora das peças do doador – 8 horas (serviço externo)
- Adequação dos desenhos às peças do doador (suporte de motor, transmissão, eixo traseiro, etc) – 40 horas???
- Corte do material – 16 horas
- Soldagem provisória das partes do chassi – 24 horas
- Aquisição de peças de prateleira (farois, lanternas, conduítes de freio, de gasolina, etc) – 20 horas
- Montagem provisória dos órgãos mecânicos – 36 horas
- Ajustes geométricos do chassi – 24 horas???
- Soldagem definitiva das partes do chassi, suportes e afins – 16 horas
- Acabamento das soldas – 8 horas
- Pintura eletrostática do chassi e outras peças fabricadas – 8 horas (serviço externo)
- Montagem dos componentes definitivos (elétrica, combustível, direção, etc) – 80 horas
- Chapeamento da carroceria – 40 horas
- Modelagem do nose cone com os componentes definitivos – 24 horas
- Acabamento de interior – 24 horas
- Testes e ajustes – 40 horas???
- Pintura final – 16 horas (serviço externo)
- Homologação como veículo artesanal – 24 horas
- Só alegria..
Não considerando aí a busca daquele motor naquela loja em outra cidade, que não abre aos sábados, um parafuso que não quer sair, etc... Se você trabalhar sozinho e religiosamente 8 horas por semana (todo sábado, por exemplo), serão 63 semanas!!! E o que está marcado com "???" é uma estimativa otimista, se nada der errado, e você só vai saber depois que fizer.
MAS NÃO DESANIME!!!! O melhor está por vir. Vamos passar ao leiáute.