sábado, 28 de fevereiro de 2009

O que construir

Esta é a parte mais difícil do projeto (em qualquer tipo de projeto), que é definir o escopo do mesmo. Agora temos que ser sensatos, parar de viajar e definir com clareza o que vamos fazer. Podemos usar a metodologia dos 5W + 2H:

  • What (o que fazer - um veículo artesanal, dois lugares, aberto, motor dianteiro XYZ e tração traseira)
  • When (quando fazer - defina você: vou começar quando? semana que vem? mês que vem? e quando vou trabalhar? nos fins de semana? nas quintas à noite? nos dias primos que não tenha jogo do meu time?)
  • Where (onde fazer - na garagem? na sala de estar? num cantinho da casa do avô?)
  • Why (porque fazer - veja o post a respeito)
  • Who (quem o fará - sozinho? com a ajuda de um serralheiro? contratar um engenheiro desempregado da ex-equipe Honda?)
  • How (como fazer - vou comprar ou alugar as ferramentas? vou seguir o projeto "by the book" ou vou fazer algo diferente?)
  • How much (quanto custará - vou comprar todas as peças novas ou usar o máximo de usados permitidos pela lei? vou pagar aluguel de oficina, ferramentas, mão de obra?)

Depois de responder estas perguntas, com toda a sinceridade, você vai fazer um contrato registrado em cartório com você mesmo, assumindo que assim será. Qualquer mudança nestas premissas, a partir de agora, terão um custo muito maior. Pode acontecer algum imprevisto - o seu avô vendeu aquela casa espaçosa e mudou para um apê e você ficou sem oficina, o engenheiro da Honda arranjou um bico na USF1 e te deixou na mão... Mas estes são fatores que estão além de seu controle, para os quais você deve bolar planos de contigência.

Como pode ver os ítens "quem" e "como" se misturam um pouco, pois, por exemplo, se você contratar um serralheiro, ele terá muitas das ferramentas, se você for fazer algo diferente, vai precisar do engenheiro da ex-Honda (se ele não for você).

No "quando" eu não arriscaria colocar uma data limite - vou terminar dia tal do mês tal do ano tal, a menos que você já tenha alguma experiência em projetos similares. Em tese você vai precisar de cerca de 500 horas de trabalho:

  • Aquisição da matéria prima – 8 horas
  • Desmontagem do doador – 16 horas
  • Limpeza química das peças do doador utilizáveis – 8 horas (serviço externo)
  • Pintura protetora das peças do doador – 8 horas (serviço externo)
  • Adequação dos desenhos às peças do doador (suporte de motor, transmissão, eixo traseiro, etc) – 40 horas???
  • Corte do material – 16 horas
  • Soldagem provisória das partes do chassi – 24 horas
  • Aquisição de peças de prateleira (farois, lanternas, conduítes de freio, de gasolina, etc) – 20 horas
  • Montagem provisória dos órgãos mecânicos – 36 horas
  • Ajustes geométricos do chassi – 24 horas???
  • Soldagem definitiva das partes do chassi, suportes e afins – 16 horas
  • Acabamento das soldas – 8 horas
  • Pintura eletrostática do chassi e outras peças fabricadas – 8 horas (serviço externo)
  • Montagem dos componentes definitivos (elétrica, combustível, direção, etc) – 80 horas
  • Chapeamento da carroceria – 40 horas
  • Modelagem do nose cone com os componentes definitivos – 24 horas
  • Acabamento de interior – 24 horas
  • Testes e ajustes – 40 horas???
  • Pintura final – 16 horas (serviço externo)
  • Homologação como veículo artesanal – 24 horas
  • Só alegria..

Não considerando aí a busca daquele motor naquela loja em outra cidade, que não abre aos sábados, um parafuso que não quer sair, etc... Se você trabalhar sozinho e religiosamente 8 horas por semana (todo sábado, por exemplo), serão 63 semanas!!! E o que está marcado com "???" é uma estimativa otimista, se nada der errado, e você só vai saber depois que fizer.

MAS NÃO DESANIME!!!! O melhor está por vir. Vamos passar ao leiáute.

3 comentários:

  1. Olá cara voltei...
    qdo da tempo eu apareço...
    estava lendo este post, eu nao iria seguir essa linha de pensamento não...
    pois eu acredito q os problemas principais sao o dinheiro para a compra do doador, e os problemas de documentação.
    pos a montagem eu nao posso colocar prazos, pois o pessoal que esta comigo nessa "roubada" nao iriam trabalhar de forma rigoroza assim...
    hehehehe
    mas é isso!

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  2. Um Chevette 87 em bom estado sai a R$ 4.800,00 (vi um ontem). Não é caro considerando que você vai usar um monte de coisas dele. Um motor AP completo sai por R$ 4.000,00. Esses valores são razoáveis, o que não dá é acreditar nas 250 libras do livo do Ron Champion, que não dão nem pros parafusos e rebites.

    E a documentação não tem erro, se você tiver todas as noras e um projeto bem feito.

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  3. E por isso que eu disse "No "quando" eu não arriscaria colocar uma data limite ... Em tese você vai precisar de cerca de 500 horas de trabalho."

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