- What (o que fazer - um veículo artesanal, dois lugares, aberto, motor dianteiro XYZ e tração traseira)
- When (quando fazer - defina você: vou começar quando? semana que vem? mês que vem? e quando vou trabalhar? nos fins de semana? nas quintas à noite? nos dias primos que não tenha jogo do meu time?)
- Where (onde fazer - na garagem? na sala de estar? num cantinho da casa do avô?)
- Why (porque fazer - veja o post a respeito)
- Who (quem o fará - sozinho? com a ajuda de um serralheiro? contratar um engenheiro desempregado da ex-equipe Honda?)
- How (como fazer - vou comprar ou alugar as ferramentas? vou seguir o projeto "by the book" ou vou fazer algo diferente?)
- How much (quanto custará - vou comprar todas as peças novas ou usar o máximo de usados permitidos pela lei? vou pagar aluguel de oficina, ferramentas, mão de obra?)
Depois de responder estas perguntas, com toda a sinceridade, você vai fazer um contrato registrado em cartório com você mesmo, assumindo que assim será. Qualquer mudança nestas premissas, a partir de agora, terão um custo muito maior. Pode acontecer algum imprevisto - o seu avô vendeu aquela casa espaçosa e mudou para um apê e você ficou sem oficina, o engenheiro da Honda arranjou um bico na USF1 e te deixou na mão... Mas estes são fatores que estão além de seu controle, para os quais você deve bolar planos de contigência.
Como pode ver os ítens "quem" e "como" se misturam um pouco, pois, por exemplo, se você contratar um serralheiro, ele terá muitas das ferramentas, se você for fazer algo diferente, vai precisar do engenheiro da ex-Honda (se ele não for você).
No "quando" eu não arriscaria colocar uma data limite - vou terminar dia tal do mês tal do ano tal, a menos que você já tenha alguma experiência em projetos similares. Em tese você vai precisar de cerca de 500 horas de trabalho:
- Aquisição da matéria prima – 8 horas
- Desmontagem do doador – 16 horas
- Limpeza química das peças do doador utilizáveis – 8 horas (serviço externo)
- Pintura protetora das peças do doador – 8 horas (serviço externo)
- Adequação dos desenhos às peças do doador (suporte de motor, transmissão, eixo traseiro, etc) – 40 horas???
- Corte do material – 16 horas
- Soldagem provisória das partes do chassi – 24 horas
- Aquisição de peças de prateleira (farois, lanternas, conduítes de freio, de gasolina, etc) – 20 horas
- Montagem provisória dos órgãos mecânicos – 36 horas
- Ajustes geométricos do chassi – 24 horas???
- Soldagem definitiva das partes do chassi, suportes e afins – 16 horas
- Acabamento das soldas – 8 horas
- Pintura eletrostática do chassi e outras peças fabricadas – 8 horas (serviço externo)
- Montagem dos componentes definitivos (elétrica, combustível, direção, etc) – 80 horas
- Chapeamento da carroceria – 40 horas
- Modelagem do nose cone com os componentes definitivos – 24 horas
- Acabamento de interior – 24 horas
- Testes e ajustes – 40 horas???
- Pintura final – 16 horas (serviço externo)
- Homologação como veículo artesanal – 24 horas
- Só alegria..
Não considerando aí a busca daquele motor naquela loja em outra cidade, que não abre aos sábados, um parafuso que não quer sair, etc... Se você trabalhar sozinho e religiosamente 8 horas por semana (todo sábado, por exemplo), serão 63 semanas!!! E o que está marcado com "???" é uma estimativa otimista, se nada der errado, e você só vai saber depois que fizer.
MAS NÃO DESANIME!!!! O melhor está por vir. Vamos passar ao leiáute.
Olá cara voltei...
ResponderExcluirqdo da tempo eu apareço...
estava lendo este post, eu nao iria seguir essa linha de pensamento não...
pois eu acredito q os problemas principais sao o dinheiro para a compra do doador, e os problemas de documentação.
pos a montagem eu nao posso colocar prazos, pois o pessoal que esta comigo nessa "roubada" nao iriam trabalhar de forma rigoroza assim...
hehehehe
mas é isso!
Um Chevette 87 em bom estado sai a R$ 4.800,00 (vi um ontem). Não é caro considerando que você vai usar um monte de coisas dele. Um motor AP completo sai por R$ 4.000,00. Esses valores são razoáveis, o que não dá é acreditar nas 250 libras do livo do Ron Champion, que não dão nem pros parafusos e rebites.
ResponderExcluirE a documentação não tem erro, se você tiver todas as noras e um projeto bem feito.
E por isso que eu disse "No "quando" eu não arriscaria colocar uma data limite ... Em tese você vai precisar de cerca de 500 horas de trabalho."
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