terça-feira, 3 de março de 2009

Leiáute

Esta é a parte mais legal, e temos dois caminhos: o livro ou a folha em branco. Não vou falar muito sobre como construir by-the-book, pois o próprio livro é suficiente para tal (apesar de algumas modificações terem de ser feitas, devido a nacionalização dos componentes), e também, na lista de links e blogs tem muita informação à respeito.

Então a clean sheet of paper... Não confunda com paper to clean shit...

Os layouts clássicos são (não vou considerar qualquer variação da tração dianteira, nem 4x 4, nem motor traseiro tipo fusca):

  1. Motor e caixa longitudinal dianteiros, tração traseira.
  2. Motor longitudinal dianteiro, caixa e tração traseiras.
  3. Motor e caixa longitudinal central-traseiro e tração traseira.
  4. Motor e caixa transversal central-traseiro e tração traseira.
Qual dessas variações parece estranha? Quem responder a opção 2 ganha uma mariola. Motor longitudinal dianteiro, caixa e tração traseiras é uma opção rara e elegante, usada em Ferraris, Corvette e no... Gurgel Carajás. Isso mesmo, o Carajás tinha um motor AP na frente e a caixa, integral com o diferencial iam lá atrás. Ligando isso, um tubão, fixo, com o cardã girando lá dentro.

A grande vantagem deste layout é que a caixa/diferencial integrados tem semi-eixos, ou seja, ganhamos uma suspensão independente e freios a disco, aproveitanto a estrutura McPherson original ou criando uma própria.

As outras opções são básicas. Vamos ver o carro doador e as motorizações disponíveis no mercado brasileiro.

Motorização

Pra não falar que eu sou radical, vou listar as motorizações possíveis de locosts, no Brasil (quando eu escrevo traseiro, abaixo, é para o caso do locost mid-engine):

Sem muita gambiarra:

  • Motor dianteiro longitudinal Chevrolet OHC (Chevette)
  • Motor dianteiro longitudinal Chevrolet OHC 2,2 l (Omega)
  • Motor dianteiro longitudinal Chevrolet V6 (S10)
  • Motor dianteiro longitudinal Volkswagen AP (Gol, Passat, etc)
  • Motor dianteiro longitudinal Ford OHC 2300 (Ranger, Maverick)
  • Motor traseiro transversal Chevrolet OHC, DOHC (Monza, Vectra, etc)
  • Motor traseiro transversal Fiat (todos)
  • Motor traseiro transversal Ford Zetec (Escort, Mondeo, Focus, Ka, etc)
  • Motor traseiro transversal Volkswagen (Fox, Polo, Golf, etc)

Com bastante gambiarra:

  • Colocar um motor originariamente transversal em posição longitudinal e vice-versa
  • Motores 6 em linha ou V8
  • Motor do Alfa

E a minha favorita:

  • Motor traseiro transversal de origem motociclística, de 900 cm3 pra cima (YZF R1, Fireblade, Hayabusa, etc)

domingo, 1 de março de 2009

Autódromo Carlos Prates

Eis em primeira mão o traçado do futuro Autódromo Carlos Prates. O nosso digníssimo, honradíssimo, laboradoríssimo governador e futuro presidente da república vai fazê-lo até o fim de seu mandato, já que acabou com o kartódromo Serra Verde.

Serão cinco variações de pista, a maior com 3.300 m (é pouco para a F1, mas é o melhor que tá tendo). Largura da pista: 12 a 20 m. E mais uma reta de 920 m para provas de arrancada). Felizmente o arquiteto dos sheiks, o tal do Tilke, não foi convidado para fazer o projeto.


Quatro semanas para a largada

Faltam 4 semanas para o início da temporada da F1 2009. Lembro-me quando tinha mais carros que vagas no grid. Hoje acompanhamos esta novela nipo-anglo-mexicana. E o filme de terror B - "A volta dos que não foram". Assim fico sem paciência para escrever sobre fórmula 1. Prefiro falar da Fun Cup – mais detalhes em:

http://www.funcup.co.uk/ (a liga original, européia)
http://www.fun-cup.com/ (a liga americana, que está começando este ano)
http://www.caranddriver.com/reviews/hot_lists/high_performance/motorsports/volkswagen_beetle_fun_cup_racer_feature/(page)/1

Parece ser uma alternativa interessante: motor AP 1,8, central, chassi tubular e bolha de fusca:

...The concept was originally conceived in Belgium based on the success of endurance karting. As well as series in the UK and Belgium, it now runs in France, Italy, Germany and Spain with the USA next in line. From small beginnings, it has taken off to massive success with more than 160 cars on the grid for the Spa 25 hour race and regular grids, topping 50 cars in Europe.
The cars are race designed, single-seaters, with super-strong space frame chassis’. Most Fun Cup cars are powered by an 1800cc, 130 bhp VW/Audi petrol engine, with a 5 speed gearbox, race brakes and fully adjustable suspension. However, a new and exciting development to the Fun Cup for 2009, is the introduction of the 1900cc TDI, 160 bhp VW diesel engine...

Olha a carinha do bicho:

Imagina só, um grid de 160 carros desse em Spa. Loucura, loucura, loucura. E para os abençoados que tem um autódromo por perto (não é o meu caso) esse troço é basicamente um locost com bolha de fusca. Dá para imaginar, uma liga nacional, nos moldes da européia - copas regionais com 5 etapas, e os melhores vão para a grande final, que pode ser um fim de semana com 4 corridas... O grande deslocamento fica para um só evento, e como campeão regional (ou quase) fica muito fácil conseguir um patrocínio para esta etapa.

Acho mais interessante que aqueles monstrinhos da istoqui júnior. Olhem lá no primeiro site (.uk) - eles tem uma loja on-line com todas as peças de reposição padronizadas. Outra coisa, como várias etapas são endurance, dá para dividir o carro (e a maior parte dos custos) entre até 4 pilotos.

Sonha marcelina, sonha marcelina...