quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O início... e a listinha básica

Comecei a enlouquecer quando vi por acaso um modelo do Lotus Seven numa loja de modelismo. Já conhecia o carro, aliás sempre fui fã da filosofia do Colin Chapman, quanto mais leve melhor...

Gugando (gugleando? googling?) acabei por deparar com os locosts portugueses. Aí já estava louco de pedra. Encomendei o livro do Ron Champion, fiz um curso de solda MIG no SENAI, e comecei a montar minha oficina - precisava de espaço para uma mesa de 1,50 x 3,00 m, mais uma sobra de 1 metro de cada lado (3,50 x 5,00 m - uma vaga de garagem espaçosa) para fazer a montagem.

Já trabalhava com design e fabricação de equipamentos eletrônicos, e tinha fornecedores na área metal-mecânica, isso ajudaria muito, mas fabricar um locost é artesanal, não dá para comprar ou mandar fazer tudo, e maior será seu prazer quanto mais coisas você tiver feito por conta própria.

Voltando à oficina: além do espaço, e da mesa, que tem que ser bem nivelada e lisa (se puder usar uma chapa de aço de 3 mm no tampo, vai ser uma mão na roda na hora de soldar, já fica tudo aterrado) é necessário:
  • Máquina de solda MIG 150 ampéres (comprada usada ou locada só na hora que estiver tudo planejado, medido e cortado). Pode ser uma solda elétrica comum, você pode só pontear as peças no lugar e mandar fazer a solda definitiva fora.
  • Máscara de soldador (MIG), avental e luvas de raspa (é barato e poupa suas roupas).
  • Escovão de aço para limpar soldas.
  • Furadeira/parafusadeira de 1/2" (Bosch linha profissional, para não passar raiva - P.N.P.R).
  • Policorte de 10" ou esmerilhadeira angular de 4" (a segunda opção é mais versátil).
  • Conjunto de chaves de fenda, philips, boca e estrela em mm (Belzer ou Gedore, P.N.P.R).
  • Brocas de aço rápido (aos montes).
  • Martelo bola de 300 gramas.
  • Alicate de pressão para solda.
  • Grampos de fixação com abertura mínima de 60 mm (uns 4).
  • Arco de serra.
  • Bacia grande para lavar peças (uma bombona de plástico cortada ao meio, na vertical).
  • Régua de aço de 1 metro.
  • Paquímetro de 150 mm.
  • Transferidor de aço.
  • Alicate de rebite pop.
  • Esmeril.
Outras coisas que ajudam, mas não são imprescindíveis:

  • Furadeira de coluna ou de bancada.
  • Prensa hidráulica de 10 toneladas (isso é a pressão que ela exerce, não o peso dela!!!!).
  • Retíficadeira de 3/16" (Makita, P.N.P.R).
  • Tesouras de chapa (tem três tipos: reta, esquerda e direita).
  • Carrinho de mecânico com gavetas com chave para guardar as ferramentas (importante se você tiver filhos pré-adolescentes que gostam de fuçar em tudo, ou amigos que pegam emprestadas as ferramentas e não devolvem).
  • Alguma coisa que você achará quando for em alguma boa loja de brinquedos, quer dizer de ferramentas, e fará você pensar como viveu até hoje sem isso...

Algumas coisas você vai ter que fazer fora, então descubra fornecedores de:

  • Chapas e tubos de aço, chapas de alumínio.
  • Serviço de corte e dobra de chapas.
  • Um soldador MIG que faça as soldagens definitivas, se você não estiver 100% seguro de sua capacidade (em um sábado dá para fazer isso).
  • Serviço de pintura eletrostática (que caiba o chassi pronto - 1,20 x 3,00 x 0,80 m).
  • Capoteiro e eletricista, se você não quiser mexer nessas áreas.
  • Uma oficina credenciada no INMETRO para expedir o CSV (Certificado de Segurança Veicular), com o qual você poderá emplacar a sua criação como veículo artesanal.

E não se esqueça - guarde as notas fiscais de TODO O MATERIAL que você comprar (peças, tubos, chapas, pneus, pizzas, pomada para queimadura, etc), elas serão exigidas para a certificação.

IMPORTANTE:

Só comece o projeto se você tiver espaço para essa tralha toda, e ainda para o carro doador (falarei desse detalhe depois), e por muito tempo. Esses projetos levam dois, três anos para saírem e não é questão de dinheiro, mas um tanto de coisa acontece, às vezes seu trabalho ou família não te permitem trabalhar naquele fim de semana, no outro você vai jogar bola, no outro tem churrasco na casa do vizinho, etc, etc, etc. Assim, por maior que seja seu empenho, planejamento e disponibilidade de recursos, as coisas não andarão rápido como se imaginou.

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