quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O carro doador

O projeto do Lotus Seven original usava mecânica Ford com motor longitudinal dianteiro, tração com eixo rígido na traseira. Muito simples, era o padrão de sua época.

A Ford continuou a fabricar carros nesse layout até a década de 80, assim, as réplicas que apareceram por lá tinham fartura de carros doadores nesse layout (Ford Cortina, Sierra, Escort, etc).

Mas estamos no Brasil, e contamos nos dedos de uma mão os carros da década de 80 com esse layout: Opala, Chevette e com muita boa vontade - Alfa Romeo, Maverick, Polara (Dodge e Galaxie não rolam mesmo).

Teoricamente, o Chevette é a melhor opção, é quase o mesmo layout, dimensão, peso e o deslocamento do motor do Escort europeu de tração traseira (Mark I & II). Mas aí tem algumas pegadinhas. O eixo traseiro do Chevette é mais estreito que o do Escort, assim as rodas traseiras vão se aproximar demais dos braços longitudinais da suspensão e da própria carroceria.

Alguns vão falar em usar em usar eixo de Opala (roubada: muito mais pesado). Eu mudei o offset das rodas traseiras (mandei remover e soldar de novo os discos das rodas o mais para dentro possível).

Na frente, tem que mudar tudo, a geometria da manga de eixo do Escort é totalmente diferente daquela do Chevette. (as imagens que estavam aqui eu mudei para a seção "Suspensão dianteira").

Então o carro doador básico seria o Chevette. Resolvido seguir por esse caminho, a primeira providência é dar baixa do carro no DETRAN, cuidando que o número do motor seja destacado, para você poder utilizá-lo depois. Isso é importante, pois algum picareta pode reaproveitar a carcaça, até mesmo recortar só o número de chassi e legalizar um carro roubado, igual.

Tendo levado o carro para o ferro velho onde vai largar os restos mortais dele, você vai manter para uso futuro:

  • Motor completo
  • Transmissão completa
  • Eixo traseiro completo
  • Mangas de eixo dianteiras, rodas, cubos de rodas, molas e amortecedores (para facilitar, pegue o agregado dianteiro todo, depois você desmonta tudo em casa)
  • Sistema de direção completo, com todos os suportes
  • Sistema de freios completo (incluindo freio de mão)
  • Toda a parte elétrica, sem exceção
  • Bancos, volante, painel de instrumentos (só onde vão os instrumentos), botões do painel, retrovisores
  • O que mais você quiser, se for um cara muito sentimental

Lembrando que o que você deixar para trás no ferro velho agora, custará muito mais caro na frente.

Vamos ver, na frente, que muitas peças deverão obrigatoriamente ser novas (e você terá que apresentar as respectivas notas, na hora da inspeção veicular), mas as velhas servem para efeito de medição e pré-montagem.

OU

Ou, se está ficando difícil achar Chevettes e o motor AP é o novo motor de Fusca, podemos fazer algo mais radical - comprar os componentes individualmente e montar, por exemplo, um FrankensteinWagen.

Vou falar primeiro do que é obrigatório ser novo (tem uma portaria do DENATRAN que eu não me lembro qual, da qual eu havia copiado o que interessa):

...3 - Fabricação própria de veículos de passageiros.

3.1 - Componentes novos:

  • pontas de eixo;
  • cubos de rodas;
  • rolamentos;
  • braço de direção;
  • ponteira de direção;
  • caixa de direção;
  • amortecedores;
  • molas;
  • rodas;
  • pneus;
  • sistema de freio completo (dianteiro e traseiro);
  • sistema elétrico e de iluminação;
  • lanternas sinalizadoras.

3.2 - Os demais componentes, não especificados, poderão ser recondicionados ou em bom estado de conservação, verificados pela entidade credenciada pelo INMETRO...

Lembrando que o motor deve ser adquirido com nota fiscal e, se usado, também a comprovação que o veículo ao qual ele pertencia foi baixado no DETRAN (pode ser verificado o número do motor no cadastro de baixados no DETRAN).

Precisamos então definir qual carro será a base da construção. Novamente o Chevette é favorito porque é o único de tração traseira com peças de reposição ainda facilmente encontráveis. O motor AP longitudinal é a opção mais versátil, mas o motor de Monza ou Vectra encaixa bem também na caixa de Chevette 5 marchas.

Aí se abre um leque amplo de combinações, que não daria para relatar todas. Tem um cara em SP que fez um magnífico modelo com motor Ford OHC 2300 (Maverick, Ranger, etc). Vamos discutir as opções de motorização em outra seção.

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