terça-feira, 3 de março de 2009

Leiáute

Esta é a parte mais legal, e temos dois caminhos: o livro ou a folha em branco. Não vou falar muito sobre como construir by-the-book, pois o próprio livro é suficiente para tal (apesar de algumas modificações terem de ser feitas, devido a nacionalização dos componentes), e também, na lista de links e blogs tem muita informação à respeito.

Então a clean sheet of paper... Não confunda com paper to clean shit...

Os layouts clássicos são (não vou considerar qualquer variação da tração dianteira, nem 4x 4, nem motor traseiro tipo fusca):

  1. Motor e caixa longitudinal dianteiros, tração traseira.
  2. Motor longitudinal dianteiro, caixa e tração traseiras.
  3. Motor e caixa longitudinal central-traseiro e tração traseira.
  4. Motor e caixa transversal central-traseiro e tração traseira.
Qual dessas variações parece estranha? Quem responder a opção 2 ganha uma mariola. Motor longitudinal dianteiro, caixa e tração traseiras é uma opção rara e elegante, usada em Ferraris, Corvette e no... Gurgel Carajás. Isso mesmo, o Carajás tinha um motor AP na frente e a caixa, integral com o diferencial iam lá atrás. Ligando isso, um tubão, fixo, com o cardã girando lá dentro.

A grande vantagem deste layout é que a caixa/diferencial integrados tem semi-eixos, ou seja, ganhamos uma suspensão independente e freios a disco, aproveitanto a estrutura McPherson original ou criando uma própria.

As outras opções são básicas. Vamos ver o carro doador e as motorizações disponíveis no mercado brasileiro.

6 comentários:

  1. È o carajas eu já sabia mas motor diant. caixa e tração traz. ñ vale a pena por un motivo, o locost por si só tem distribuição de peso mais p/ a traz. vc sabia? então só compenssa p/ quem usa motor pesado v6/v8, que com a caixa atras tb permitiria susp. traz. independente oq seria mt legal, mas já iria ser totalmente diferente do projeto by the book.

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  2. Na verdade o locost tem um motor central dianteiro, já que o motor fica atrás da linha do eixo dianteiro. Mas a grande vantagem, que eu não abordei ainda, é que você ganha uma suspensão traseira independente, usando a caixa/diferencial de Gol ou Passat.

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  3. Paulo,
    Bom ouvir de você novamente! Belíssimo blog, parabéns!!

    Elder

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  4. cara...
    desculpe, eu entendi entao, que no caso vc quer fazer um sem seguir o livro, e fazendo no "estilo carajas"?
    nao sei se é isso que entendi... hehehe

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  5. Estou apenas listando as configurações possíveis. Não indico nenhuma em especial, depende do material que você tiver.

    Se tiver um motor AP completo, com caixa, você tem duas opções: coloca tudo entre-eixos traseiro (transversal ou longitudinalmente) ou faz a configuração "Carajás" (transeixo), aí o conjunto tem que ser longitudinal.

    Fui claro agora?

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  6. Mas mesmo com motor+caixa no berço dianteiro, veio de transmissão e diferencial traseiro vc pode meter semi-eixos do Gol(f) e e fazer vc mesmo um esteio (upright) para montar freio a disco com pinça traseira VW.

    João Matoso
    (Na Lusa pátria)

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